NOTÍCIAS

Passaporte carimbado

27/02/2018 08:59:07

Na mala, a adolescente Gabi Antunes Leite carregava muito mais que os seus pertences pessoais, a adolescente levava consigo a expectativa da primeira vez que sairia de casa e a ansiedade de embarcar pela primeira vez em um avião. Aos seus 16 anos, Gabi foi a selecionada para fazer um intercâmbio ao exterior através de uma seleção, inédito com alunos do Verde Vida Oficina Educativa. Tudo foi possível através do Rotary Clube de Chapecó. Gabi permanece na Colômbia até o dia 22 de dezembro quando então retorna a Chapecó.

Apesar do coração apertado, em deixar os pais e dois irmãos mais novos, a jovem sabe da importância do intercâmbio para sua formação pessoal, mas no embarque não escondeu a ansiedade da viagem. “Os últimos dias foram corridos, por causa da documentação. Mas recebi uma mensagem dizendo que já estava tudo certo, depois disso não consegui mais dormir direito”, expressou Gabi. Ela relatou que já pesquisou muita coisa sobre o país e a cidade da qual passará o ano, e que há um tempo já se correspondia com sua família acolhedora de Bogotá. “Eu quero aprender o máximo possível”.

Para Darci Luis Campo, Governador Distrito 4740, o intercâmbio das Novas Gerações foi criado com a finalidade de quebrar paradigmas e preconceitos. “Estes jovens são a ponte para falar lá fora sobre nossa cultura. O intercâmbio da Paz, visa criar um relacionamento entre os países e quebrar qualquer tipo de preconceito”. O Governador aponta que a Gabi vai levar suas experiências de onde mora, sua realidade, e vai desenvolver habilidade em um novo idioma, no caso o espanhol.

Neste período em que fica na cidade de Bogotá o Rotary será responsável pela intercambista. Lá deverá ficar em duas ou três casas de rotarianos ou famílias responsáveis. “A jovem terá uma oportunidade de vida que talvez no berço dela não teria. Atualmente o Rotary é responsável por oito mil jovens que estão no exterior. Cuidamos como se fosse um filho”.

Coração de mãe

Enquanto aguardava o embarque da filha, a mãe não saía do lado da jovem, e com o semblante fechado, eram raros os momentos de sorrisos. Dona Neusa Antunes Leite é casada e tem outros dois filhos menores, e tentava segurar o choro e passar tranquilidade para a filha. Mas foi só a jovem entrar na sala de embarque que a mãe se desmanchou em lágrimas. “Na frente dela tenho que ser forte, passar tranquilidade, mas é a primeira vez que ficaremos tanto tempo distante”, confidenciou. Como mãe ela e a filha conversaram muito e fez um pedido a filha. “Eu falei pra ela não me deixar sem saber notícias. Vamos conversar pela internet”. Durante 10 meses a mãe vai se adaptar a vida com a Gabi a seis mil quilômetros de distância, mas, ela sabe que no Natal a filha já estará de volta em casa, e cheia de histórias para contar.


Uma nova realidade

Para o coordenador das Oficinas Educativas do Verde Vida, Odair Balen, encaminhar uma adolescente para o exterior, de família carente, da região do bairro São Pedro, com apoio do Rotary Clube Chapecó Leste foi uma iniciativa desafiadora para todos. "É muito significativo para a mudança cultural da Gabi e de estímulo aos demais adolescentes participantes do Verde Vida. A limitação das pessoas não passa na sua condição de pobreza, mas, no acreditar no próprio esforço e no querer, para haver uma mudança cultural e de atitudes" completa e complementa "O intercâmbio da Gabi trará muitos resultados para ela, para o Rotary e para sua comunidade".

O caminho

O Rotary é um clube de profissionais, líderes em suas áreas, que prestam serviços através das profissões, onde trabalham em prol de casos específicos ou auxiliam entidades que prestam atendimentos a pessoas. De acordo com Elenir Batistti, presidente do Rotary Clube Chapecó Leste, o Rotary faz anos que é parceiro do Verde Vida, e em uma visita da ex-Governadora Claudia para conhecer os trabalhos da ONG, através da diretoria, levantou-se a possibilidade de encaminhar um adolescente das Oficinas Educativas.

Desde então a família da Gabi teve um acompanhamento do rotarianos.A presidente destaca “A família da jovem se mostrou bem receptiva, aceitaram o desafio. Eles sabem da importância de crescimento da filha. Tiveram os momentos dentro do Rotary, conheceram os trabalhos, participaram de reuniões. Ela vai para uma experiência de vida e terá toda nossa assessoria”.

No período que a adolescente estiver na Colômbia ela irá frequentar a escola e nos finais de semana fará passeios com a família. Quando retornar ao Brasil o Rotary irá atrás da validação do ano letivo. “Mas garantimos que há muitas mais coisas envolvidas na aprendizagem”.

Veja Fotos

Outras notícias

Taekwondo: mais de 100 adolescentes dos programas Viver e Verde Vida trocaram de faixa

06/12/2018 15:38:04

Exame de troca de faixa aconteceu no último sábado...

Aulão de artesanato para pais e filhos

04/12/2018 16:55:18

Encontro foi na tarde de sábado (01/12) no Verde Vida...

Verde Vida e Fundação Banco do Brasil assinam convênio de cooperação financeira

04/12/2018 14:21:01

ONG vai receber cerca de R$ 90 mil reais para realização...

Rua Marechal Floriano
Peixoto, 2151-L
Bairro Bom Pastor
89.806-018 - Chapecó/SC
Fone: (49) 3322 2776
Fax: (49) 3322 2587
Recursos Humanos:
recursoshumanos@verdevida.org.br
Secretária:
secretaria@verdevida.org.br

Coordenador Executivo:
obalen@verdevida.org.br
Psicóloga:
aline-ricardi@hotmail.com
Administrativo Setor social:
socioeducativoverdevida@gmail.com
Assistente social:
sara_piaia@unochapeco.edu.br