RECICLAGEM

Coleta de Resíduos

O Verde Vida Programa Oficina Educativa coleta resíduos recicláveis em pontos comerciais e edifícios da cidade de Chapecó, mediante agendamento prévio. Realiza a separação e a venda dos resíduos, gerando muitos empregos e renda para pessoas adultas. A venda dos recicláveis é a forma de viabilizar recursos financeiros, para manter e ampliar as atividades sociais do Programa. O trabalho de coleta, destinação e reprocessamento dos resíduos proporciona para a sociedade, economia de água, energia e matéria prima, além do espaço do aterro sanitário.

Destinando Resíduos Recicláveis:

  •   Organize com seus colegas de empresa ou vizinhos um PEV (ponto de entrega voluntária) que permite o acúmulo de uma grande quantidade de material;
  •   Mantenha o local seco e em local interno da empresa, condomínio ou residência.
  •   Entregue no Verde Vida ou Agende a coleta com antecedência;

Dessa maneira simples você contribui para o Desenvolvimento Sustentável!

O Verde Vida, a partir do recebimento dos resíduos descartáveis, por muitos considerado “lixo”, insere a esses materiais, novos significados, acrescenta valores, passa a representar um ativo de transformação social, significando vida e oportunidade na comunidade carente do bairro. O encaminhamento correto dos recicláveis, além da colaboração ambiental, permite ao Programa ampliar o atendimento sócio educativo, inserindo novos adolescentes mudando a vida de jovens, alguns sem sonhos e descrentes em relação ao seu futuro. O Verde Vida, através da sua colaboração, muda essa realidade. Afinal, a diferença de um menino pobre de bairro carente para outro com acesso a todos os recursos, está na oportunidade. Quando, esta é aproveitada, o talento do menino pobre se sobressai para alcançar seus objetivos, e esse jovem já desenvolveu resiliência suficiente para enfrentar quaisquer desafios na vida.

Compostagem, coleta de óleo residual de cozinha e horta urbana

A entidade Verde Vida é ambientalista desde 2007, reconhecida pela Portaria ministerial, por isso, necessita inovar na responsabilidade social e ambiental, comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para melhor colaborar com as demandas ambientais, se iniciou o processo de coleta de óleo residual de cozinha, reduzindo impactos ambientais negativos, e também, se iniciou o processo de compostagem para produção de composto orgânico (adubo), utilizando rejeitos do setor de hortifrutigranjeiros dos supermercados locais, parceiros da entidade. Esse projeto teve apoio da FAPESC/SDS e BNDES.

Outra iniciativa importante desenvolvida pelo Programa foi a construção de uma horta urbana com apoio de recursos da Fundação Cargill e do Fórum de Chapecó. Serão 1.680 m2 para produção de verduras e hortaliças que colaborarão na melhoria do nível nutricional da comunidade do entorno. O excedente será vendido aos mercados e viabilizará nova fonte de receita para a entidade.

Rua Marechal Floriano
Peixoto, 2151-L
Bairro Bom Pastor
89.806-018 - Chapecó/SC
Fone: (49) 3322 2776
Fax: (49) 3322 2587
verdevida@verdevida.org.br

Coordenador Executivo:
obalen@verdevida.org.br
Coordenação do programa sócioeducativo:
pedagoga@verdevida.org.br
Atendimento Geral:
atendimento@verdevida.org.br
Assistente social:
assistentesocial@verdevida.org.br